Turismo Religioso e Eventos da Comunidade

Dia de Santo Antonio de Pádua se comemora em 13 de Junho.

Festa em Honra a Santo Antonio

Programação: de 13/06 a 15/06

Instalação da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Laurentino

A história da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Laurentino teve início em 1910 , com a construção da primeira capela, atendida pelos Padres Franciscanos de Rodeio , que visitavam a região periodicamente para levar o Evangelho aos fiéis. Santo Antônio de Pádua foi escolhido como padroeiro, refletindo a devoção dos imigrantes italianos da comunidade.

Em 1921 , o senhor Ambrósio Buzzi doou uma área de terra para a Mitra Diocesana, onde foi construída a atual matriz e suas dependências. A necessidade de um espaço maior levou à construção de uma nova capela em 1930 , cuja pedra fundamental foi lançada em 13 de junho . A obra, financiada pela comunidade, foi inaugurada em 9 de julho de 1935 pelo bispo de Joinville, Dom Pio de Freitas .

Nas décadas seguintes, a capela viveu desafios administrativos, especialmente na relação com a Paróquia de Rio do Oeste. Em 1949, após pedir entre os fiéis e o vigário local, o bispo auxiliar de Joinville, Dom Inácio de Ribeirão Preto, recomendou a criação da Paróquia de Laurentino , consolidando a autonomia religiosa da comunidade.

Mas a tomada de posse do Vigário e instalação oficial da paróquia de Laurentino, foi marcada para o dia 19 de março de 1950 festa de São José.  Foi nomeado como primeiro Vigário da nova paróquia de Laurentino o Reverendo Padre Frei Tito Gazilgnano.

“A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Laurentino, é composta por 8 capelas são elas: São Pedro, Serra da Fruteira; Nossa Senhora do Carmo, Ribeirão Basílio; Nossa Senhora de Fátima, Serra Tomio; São Francisco de Assis, Serra Caçador; Santa Paulina bairro Caçador; São Paulo Apóstolo, Serra Laurentino, Santa Luzia, Serra do Amuado e Senhor Bom Jesus de Ribeirão Laurentino.

Possui ainda os oratórios: Nossa Senhora das Graças (após a instalação da coroa, a imagem passou a medir aproximadamente 25.90 metros de altura) no alto do monte na Serra do Amuado em Laurentino, uma das mais belas vistas, capaz de alcançar toda a parte central da cidade, e com celebrações eucarísticas uma vez por mês.

Oratório Nossa Senhora de Lurdes, Ribeirão Fruteira (local aberto para as visitas, e aos poucos estamos retomando as celebrações eucarísticas); e Nossa Senhora Aparecida na Estrada Geral Km 4 (de propriedade particular).”