Com um histórico marcado pela devoção e fé, o Oratório Nossa Senhora das Graças no alto do monte na Serra do Amuado em Laurentino, uma das mais belas vistas, capaz de alcançar toda a parte central da cidade, foi construído a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Mundo.

“Num pequeno relato, podemos dizer que a ideia de construir a imagem gigante, surgiu de várias pessoas da comunidade e devotos de outras cidades, que alcançaram muitas graças no local onde foi construído um pequeno oratório, a Famosa igrejinha da Serra do Amuado. Neste local e há muitos anos pessoas ligadas a diretoria do Oratório, e devotos manifestaram um grande desejo, um grande sonho, que era: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM GIGANTE DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

No dia 05/12/2012, o Pároco da igreja Matriz em Laurentino era o Frei Vitorino A. Prando, convocou uma reunião, onde foi formada uma Nova equipe administrativa e neste dia houve troca de ideias e uma decisão unânime, que passou a constar em  ATA que o objetivo de construir a imagem Gigante de N.S. das Graças seria prioridade. A princípio foi pensado em uma imagem de tamanho aproximado de 15 metros de altura.

os projetos começaram a se encaminhar houveram muits desafios, obstáculos foram sendo superados. a de se destacar que incluside o projeto Civil foi doação. com anseio da comunidade perante a execução da obra, foi avançando o projeto.

Oficialmente o inicio da construção da base para a imagem foi em 08/09/2015, o conselho administrativo promovendo eventos promocionais com o intuito de arrecadar os recursos necessários, e com transparencia excecutando a prestação de contas aos devotos. As doações vieram de diversos estados e municípios.

A construção da imagem propriamente, teve início em março de 2017, através das mãos talentosas do Escultor Vilmar Lopes de Medeiros, reproduziu a réplica identica da imagem menor ainda esta entronanda no interior da capela. Claro que o tamanho ampliado em muitas escalas atingiu a altura de 24.90 metros de altura.

A grande festa de inauguração da imagem gigante ocorreu em 26/11/2017, véspera do dia consagrado a Nossa Senhora das Graças. e assim, todos os anos nesta época acontecem as festividades em honra a padroeira do oratório.

No ano de 2019, dois anos após a conclusão da imagem, outras melhorias no acesso a imagem foram realizadas, como a construção da rampa de acessibilidade, possibilitanto que idosos, ou pessoas com deficiência possam chegar até os pés da imagem e realizar suas orações. Também neste ano, foi instalado a coroa com as 12 estrelas, que é simbolo forte nas imagens de Nossa Senhora.  As doze estrelas significam os doze Apóstolos. Após a instalação da coroa, a imagem passou a medir aproximadamente 25.90 metros de altura. “

Fonte: Conselho Administrativo Oratório Nossa Senhora das Graças.

Como chegar
Sentido Bairro Vila Nova, após a igreja matriz, a terceira rua a esquerda. Aproximadamente 3 km.